FOTOS NO TÚNEL DO TEMPO VERSÃO II

OLÁ INTERNAUTA, SEJAM BEM VINDOS A PÁGINA NO TÚNEL DO TEMPO EM CLEVELÂNDIA ATUALIZADA COM FOTOS INÉDITAS DO COLÉGIO SÃO LUIZ E TAMBÉM DA ESCOLA ANTÔNIO MARCELINO PONTES, ALÉM DISSO POSSUI MAIS FOTOS DE VÁRIAS EPOCAS DE NOSSA CIDADE, É A NOSSA CONTRIBUIÇÃO DO EKO ON LINE TENTANDO CONSTRUIR COM HUMILDADE A HISTÓRIA DE CLEVELÂNDIA NA INTERNET! UM ABRAÇO A TODOS!

sao-luiz-3-e-4

sao-luiz-5-e-6

sao-luis-1-e-2

v-eapi-em-19721AS NOVAS FOTOS POSTADAS SÃO DE 1972 QUANDO FOI EXPOSTA A MAQUETE DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, NA V EAPI, FICA A ENCARGO DO SR. VALMOR BARBOSA, QUE DISSE QUE ASSIM QUE VER A FOTO NA INTERNET VAI NOS PASSAR A INFORMAÇÃO DE QUEM SÃO AS PESSOAS JÁ QUE O MESMO SE ENCONTRA ENTRE ELAS O SEGUNDO DA ESQUERDA PARA DIREITA. (CENTRO)candidatas-a-rainha-da-v-eapi1

AO LADO AS CANDIDATAS A RAINHA DA V EAPI, A ÚNICA QUE EU RECONHEÇO AQUI É A ADNIRAN METZEN, QUE TAMBÉM VAI NOS PASSAR OS NOMES DAS OUTRAS CONCORRENTES… VAMOS AGUARDAR E VOCÊ JÁ PODE IR VIAJANDO NO TÚNEL DO TEMPO

E TEM MUITO MAIS FOTOS NA PÁGINA, VEJA QUANDO A BANDA PELA PRIMEIRA VEZ CANTOU O HINO DE CLEVELÂNDIA, FOI ATÉ GRAVADO O DISCO, ALÉM DISSO TEM UMA FOTO DE DESFILE DE SETE DE SETEMBRO QUE MOSTRA DE OUTRO ANGULO A CONSTRUÇÃO DA TORRE DA MATRIZ, E UMA SUPER FOTO BONUS QUE MOSTRA A ENTRADA DA EAPI NO ANO DE 1972.

O EKO ON LINE AGRADECE AO DR. GUERREIRO DE PAULA, PREFEITO EM 1972 POR NOS TER CEDIDO TODAS AS FOTOS DO TÚNEL DO TEMPO, E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA SOBRE COMO ERA CLEVELÂNDIA NA ÉPOCA E O QUE FEZ PARA MELHORÁ-LA.

FOTOS POSTADAS NA SEMANA PASSADA

inauguracao-da-praca-getulio-vergas-em-1972

Atendendo a muitos pedidos o Eko on line está postando material exclusivo de fotos antigas de Clevelândia, tomamos uma máquina do tempo imaginária e fomos parar em 1972 quando foi realizada a V EAPI em Clevelândia, quanta saudade, e quanta qualidade no evento, você também vai poder viajar no exato momento da inauguração da Praça Getúlio Vargas, (CLICK NAS FOTOS)aquela que tinha a piscina na frente da Igreja Matriz, inclusive com a foto da piscina dos padres como era chamada, vai observar o exato momento em que o hino de

praca-getulio-vargasClevelândia era tocado por uma Banda pela primeira vez em Praça Pública, em 28 de junho de 1972, hino oficializado nessa época que tinha como prefeito o Sr, Guerreiro de Paula. Confiram.


O ano é 1972, observem, a foto, diversas autoridades estavam em Clevelândia para inaugurar a praça Getúlio Vargas e tornar oficial o Hino de Clevelândia, as casas que você prezado visitante está vendo, eram na Rua Capitão Pedro Bello, onde é a eletrônica Kuritza, alías, estou indo em busca de informações e nomes das pessoas que estão na foto, se você as conhece me manda um comentário para eu postar aqui, vou colocar aqui os nomes que consegui.

O pessoal com Farda era da Banda da Polícia Militar do Paraná, a pessoa de terno azul da esquerda para direita era o Padre Abramo, de terno Branco era o prefeito na época o Dr. Guerreiro de Paula, as outras autoridades ainda não consegui os nomes, mas a vontade de postar essa foto era muito forte, parece-me que o de preto era o Pai da Diretora do Colégio João XXIII Elaine Mello e da Adniran Metzen), somente não sei o nome, e atrás as casas a Marrom era Agência de Correios de Clevelândia, e o Bar Dorival, na Rua da Eletrônica Kuritza, em 1972… você já era nascido???

AS NOVAS FOTOS POSTADAS SÃO AS DUAS ABAIXO, EM 1972 FOI EXPOSTO A MAQUETE DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, NA V EAPI, AS PESSOAS DA FOTO QUE EU TENHO OS NOMES EM MÃO SÃO SOMENTE DO SR. VALMOR BARBOSA, QUE DISSE-NOS QUE ASSIM QUE VER A FOTO NA INTERNET VAI NOS PASSAR A INFORMAÇÃO DE QUEM SÃO AS OUTRAS PESSOAS.

MAIS ABAIXO AS CANDIDATAS A RAINHA DA V EAPI, A ÚNICA QUE EU RECONHEÇO AQUI É A ADNIRAN METZEN, QUE TAMBÉM VAI NOS PASSAR OS NOMES DAS OUTRAS CONCORRENTES… VAMOS AGUARDAR E VOCÊ JÁ PODE IR VIAJANDO NO TÚNEL DO TEMPO.

entrada-na-v-eapi

hino-de-cleve

desfile-de-07-de-setembro

v-eapi-em-1972

candidatas-a-rainha-da-v-eapi

autoridades-na-inauguracao

VOCÊ JÁ SE IMAGINOU NO ANO DE 1972 VISITANDO A EAPI DE CLEVELÂNDIA? NAQUELA ÉPOCA FOMOS PIONEIROS EM EXPOSIÇÕES, ERA LUXO, EM ÉPOCAS DE EAPI TODA A REGIÃO VINHA VISITAR CLEVELÂNDIA, VEJA NA FOTO A RUA QUE VAI AO BOSQUE QUANTA GENTE, LEGAL, NÃO, VIAGENS ASSIM SOMENTE O EKO PROPORCIONA A VOCÊ CARO AMIGO INTERNAUTA!

visao-panoramica-da-quinta-eapi

procissao-de-tratores-na-v-eapi

Em 1972 as aberturas da EAPI eram uma verdadeira Festa na cidade, olha só os tratores chegando, dando um show a parte!!!

CLEVELÂNDIA NO NO TÚNEL DO TEMPO

sao-luis-1-e-2Sempre ouvi falar muitas histórias do Colégio São Luis, infelizmente, não estudei lá, mas ainda lembro da obra quando estava sendo desmanchada, consegui, para você clevelandense internauta do Eko on line, com muita exclusividade umas fotos do famoso Colégio São Luis de Clevelândia que mais tarde veio a se chamar colégio João XXIII, tem fotos dos corredores, do pátio, e também com exclusividade uma foto da Escola Antônio Marcelino Pontes a exatamente 30 anos… pode viajar no tempo a vontade, a viagem é só sua!

Veja mais fotos do São Luis, Escola Marcelino Pontes, Fotos antigas da EAPI, Praça Getúlio Vargas, e muito mais clicando aqui

cavaleiro1Quem eram? O que faziam? Sentimentos, amores, casamentos, pose para fotos, construções, uma cidade que começava a dar seus primeiros passos, como nasceu Clevelândia? Como eram os clevelandenses das mais diversas épocas, como era a sua urbanização, seus eventos, são perguntas que sempre fazemos, então quando temos em nossas mãos registros de alguma época, nos deleitamos e podemos assim viajar um pouco na história de nossa amada Clevelândia. Devido ao grande sucesso dessa página, e também no Eko Bar, começamos nos empenhar em busca de fotos dos passado para que os leitores assim como eu pudessem ver e entender a história de um povo contada nas próprias fotos, porém eu posso garantir, Clevelândia, nasceu grande, um povo que tinha orgulho de ser clevelandense, e buscava constantemente projetar esse município para o Brasil, quando ouço as histórias fico me perguntando o que aconteceu? Onde foi que nos perdemos, que não conseguimos dar continuidade aos sonhos daquelas pessoas??? Bom não sei, mas vamos as fotos, muita reportagem vai surgir, portanto, vou postar umas que eu consegui essa semana, inéditas… e outras ainda virão… eu vi umas fotos exatamente da época do nascimento de Clevelândia, é de arrepiar são exclusivíssimas, uma outra realidade, uma outra cidade, estou conversando com o dono das fotos, mas o mesmo afirmou não ter idéia de quem são aquelas pessoas são fotos com mais de cem anos… em breve estarão na Internet, um marco na história de Clevelândia, fotos do nascimento de Clevelândia. Aguardem!

FOTOS NOSTALGIA DESTAQUE DESTA EDIÇÃO

Primeira apresentação da Banda Clevelandense Furiosinha em 1957, viaje pelo túnel do tempo e veja como era a cidade nessa época!

casa-de-pedra-de-1986

Era para ser patrimonio histórico de Clevelândia, Essa era a casa de pedra construida em 1896, dizem que foi o primeiro armazem de Clevelândia, e localizava-se em Frente ao Banco Itaú, hoje é o Edifício Pinheiro, eu tive a oportunidade de conhece-lá antes de ser destruida! Porém por último era morada de mendigos, bebado, maconheiros etc!

COMETÁRIO DA FOTO ACIMA

Jaime, antes de mais nada parabéns pelo jornal Eko Bar on line. sempre dou uma espiada nele. sobre esta última edição duas coisas me chamaram a atenção:
sobre o casarão de pedra da avenida Nossa Senhora Da Luz, a data ali colocada com certeza teve um erro de digitacão… sobre seu comentário “eu tive a oportunidade de conhece-lá antes de ser destruida! Porém por último era morada de mendigos, bebado, maconheiros etc!” com certeza vc não esteja justificando a barbaridade que fizeram derrubando o que era para ser um dos maiores patrimonios históricos de Clevelândia… sobre maconheiros estarem ocupando isto não é verdade pois na época em que a casa foi derrubada a maconha em Clevelândia era para muito poucos mesmo(filhos de papais que estudavam fora) sobre bêbados até pode ser um ou outro mas é pouco provável se tivesse algum daria para citar os nomes pois naquela época os bêbados que circulavam pelo centro de Clevelândia eram bem conhecidos e os mendigos devem ser os mesmos bêbados 2 ou 3.

Jaime em minha infância fui engraxate em Clevelândia, lembro-me muito deste casarao de pedra, na foto da de ver uma árvore atras do casarão era um pé de ariticum, quantas vezes subi lá. poderiamos fazer uma campanha para que o poder público construa uma réplica deste casarão para abrigar um museu, Secretaria de Cultura ou algo assim.
um abraço

edson
Edson Kolosque
Bacharel em Historia

NOTA DO EDITOR

Obrigado pelo esclarecimento Edson, eu não estava querendo justificar a derrubada do casarão, também era contra, mas foi o que alegaram na época quanto a data foi mesmo um erro de digitação já acertei!! Obrigado!

Quanto a idéia da reconstrução de uma réplica, nunca tinha pensado nisso, boa idéia mesmo, será que as autoridades municipais concordam???

Jaime J. Ancini!

**********

Puxa que legal,o que o Edson Koloske falou!!!Tinha acabado de comentar sobre isso,como recuperar a casa de pedra antiga, e voltar a praça a qual fazia parte da arquitetura da nossa maravilhosa igreja,que só exitem 2,uma na Alemanha e aoutra no Brasil,que é a nossa,a praça fazia parte dela.COMO PODEMOS FAZER PARA RECUPEAR ISSO!!!!
Se houvesse um plebicito referente a isso?O que vocês acham da idéia?
Vamos meter as caras?

marilucia zanchet

*******************

Mais fotos nostalgia

35 comentários em “FOTOS NO TÚNEL DO TEMPO VERSÃO II

  1. Morei em clev. de 1980 até 1986 quando mudei para belo horizonte,gostaria de ver este quadro com fotos e notícias desta época,desde já agradeço a atenção. em tempo, parabéns pelo jornal, vcs se lembram do escala bar? eu lia todas as ediçoes no cachorrão. um abraço a todos.

  2. muito bom relembrar com essa fotos,estudei no marcelino ramos todo o primario,minha 1 professora Dona Vilma do nevi hotel,saudades….sou filho de um morador a mais de 35 anos que não sai dessa terra querida,Seu Cabelo da funilaria,todos conhecem,hoje moro em lucas do rio verde mas nunca deixo de ir matar saudades de cidade….

  3. Pingback: ARQUIVO DE NOTÍCIAS « HOME eko on line

  4. Puxa que legal,o que o Edson Koloske falou!!!Tinha acabado de comentar sobre isso,como recuperar a casa de pedra antiga, e voltar a praça a qual fazia parte da arquitetura da nossa maravilhosa igreja,que só exitem 2,uma na Alemanha e aoutra no Brasil,que é a nossa,a praça fazia parte dela.COMO PODEMOS FAZER PARA RECUPEAR ISSO!!!!
    Se houvesse um plebicito referente a isso?O que vocês acham da idéia?
    Vamos meter as caras?

  5. Gostaria de deixar registrado dois nomes da foto das candidatas a miss EAPI. Da esquerda para a direita (cabelos encaracolados) – Veranice Ferreira, a do meio se não me falha a memória é Verônica Camilotti
    Um abraço a todos os Clevelandenses e parabéns a ti, Jaime pelo jornal.

  6. Foto das candidatas a miss,complementando o comentário da Neusinha:ao lado da Verônica,Nice Lena Hens,Adniram Mello.

  7. Sobre as fotos das CANDIDATAS A RAINHA DA V EAPI, a primeira candidata da esquerda para a direita é a ex mulher do sr. Júlio Petry, filho do ex prefeito de Clevelândia Nelson Eloy Petry. O nome dela é Veranice Petry, hoje Veranice Ferreira Ribas.

  8. Olá
    Morei em Clevelândia de 1966 a 1973 qdo. c/ a familia viemos morar em Curitiba.
    Estudei no Grupo Escolar Antonio Marcelino Pontes de 1967 a 1971 Professoras D. Negucha, Elizabete, Elza Zardo, Ieda. Diretores na época: Sr. Juarez de Jesus Flores até 1970 e em 1971 Sra. Ruth C. Maffessoni.
    E nos anos de 1972/73 no Colégio São Luiz Diretor Irma. Maristela, alguns professores que recordo: Irmas. Eneida, Maria de Lourdes, Elizeta, Prof. Laurindo
    Só boas recordações, e muita saudades.
    Abraços

  9. Achei maravilhoso poder rever Clevelândia na época em que morei aí, passei meus melhores momentos, meus 15 anos, meu baile de debutantes que foi o primeiro da cidade, o primeiro amor , o primeiro namorado, muitasrecordações. Tenho algumas fotos também, mas perdi muitas na enchente de 1983. Amo Clevelândia de paixão mesmo. Grande abraço a todos.

    • estou revendo a historia em minha mente morei muitos anos em clevelandia gosto muito dessa terra, ainda tenho uma irma k mora em clevelandia, minha infancia foi toda ali, e jamais vou esquecer de clevelandia estudei no são luiz tenho muitas saudades. Jose Valin Felix

  10. Pingback: ARQUIVO DA SEMANA PASSADA « página inicial do Eko on line click aqui

  11. olá ! meu avô hoje com 85 anos já residiu nos anos de 1925 a 1930, ele nasceu em clevelândia ficou até seus 6 anos quando seus pais faleceram ,todos os filhos foram dados para vizinhos e até hoje ele não encontrou todos .Se alguém sabe da história e conhece alguém da família me avisa.Meu avô se chama José de Lara Barreto filho de Balbina e nicanor Barreto.

  12. salve, Amigo
    fica difícil ver uma foto destas e não se revoltar. Quando viajamos para qualquer lugar edifícios como este mesmo considerados ruínas são visitados, explorados e tudo. Porque não sobrou nada por aqui? Modernidade ou ….?

    • Bom, confesso que quanto mais fico em Clevelândia menos eu a entendo… pessoas legais que poderiam ter mudado toda essa história triste em que vivemos foram embora porque lhes foram negadas oportunidades… tentam apagar a história… eu não sei o que acontece conosco!!!

  13. Fiquei feliz ao descobrir este endereço onde revejo lugares e pessoas que fizeram parte de minha vida, que me despertam boas lembranças da infancia e juventude vividas em Clevelândia.
    Que bom ver fotos da turma do Colégio, isso desperta a curiosidade de saber seus destinos.
    Parabens aos editores pela bela iniciativa do jornal, que me trouxe alegres lembranças de uma época tão doce de minha vida.

  14. Parabéns… Muito legal adorei ver as fotos de antigamente são incriveis ñ tnha nem ideia como era a city d clev.antigamente!!!
    vlw só posso dizer k vcs são 10″””
    bjinhuss
    at+

  15. Foi bom demais olhar essas fotos e relembrar a terrinha ,meu pai trabalhava no Assis brasil , morreu num acidente com meu irmao em 1974.Lenbro da missa e quando passou o entero deles o Jaime do cimena colocou oa musica tema de lara . Minha irma tem fotos dai vou ver se consigo e mandarei .

  16. nossa eu voltei no tempo quado eu era pia eu comia aritiqum ne pe au lado que apareçe eu brincava ai nessa casa de pedra voçes sao di mais barabens

    • Estou acessando hoje o eko on line, em breve eu ligo pra ti, estive com problemas de net, e ainda estou, mas agora vou atualizar direto das lan at´pe a internet ser resovlvida! Abraços e obrigado pela colaboração!!

  17. rapaiz que legal ver esta fotos de minha terra natal nasci e fiquei ai até os12 anos istofoi em73 depois mudei para ctba a casa de pedra por um tempo pertenceu ao meu avó alcides Paraná pacheco.

  18. …amigos: morei muitos anos ai em Cleve-city, de onde trago gratas recordações da minha juventude e adolecência…estudei no Colégio São Luiz… tenho muitas fotos da época de ouro da jovem guarda…rsrsrsrs… éra uma disputa ineteressante nos desfiles de 7 de setembro entre a Escola Agricola e o Colégio São Luiz… EU tocava tambor(bumbo)…bem na linha de frente todo uniformizado parecia um guarda da Rainha da Inglaterra…rsrsrs… valeu pelas recordações…desde 70 móro em Cascavel… abraços…

  19. eu nasci nesta cidade mais não lembro de nada e tenho muita curiosidade de conhecer ,alias eu procura duas pessoas que são meus irmãos talvez morem ai não sei o nome e carina e antonio filhos de maria salete de souza e antonio cordeiro de lima ainda eu vou conhecer esta cidade gostei muito das fotos;parabéns;;ass; camila

  20. Como era linda minha Princesinha. Eu deveria ter 12 ou 13 anos quando a vi pela primeira vez.Era loirinha,cabelos longos e lisos. Seus olhos de um azul-esverdeados que me hipnotizaram para sempre.Como era linda….meu coração de criança nunca mais teve paz… podia ser o dia mais tempestuoso mas quando eu a via, pra min o sol brilhava.Ela era tudo em meus sonhos de criança… Ela era a luz em meus pesadêlos….Como era linda minha Princesinha… (A Lucinha,irmã do Arágua era a sua melhor amiga e por muitas vezes tentou me ajudar a conquistá-la,mas não deu certo) Eu era muito tímido e Ela me parecia inatingível… mas como era linda. Certa vez fiquei ao lado dela na Igreja e o Padre Abramo pediu para que dessemos as maos para rezar o Pai-Nosso. Meu Deus ,meu coração disparou e eu só lembrei de pedir um milagre a todos os Anjos,para que Ela fosse minha namoradinha… Ela era a razão de minha vida… Esta foi a primeira e ultima vez que peguei em sua maozinha,tão delicada,tão macia…. Meu Deus como era linda minha Princesinha. Ela era a razão de minha vida… nos domingos eu colocava minha velha calça LEE e brilhantina no cabelo e ia todo orgulhoso no matinê,tentar ser notado por Ela…Como era linda…e o tempo passou. Eu com medo de me declarar …e aí aconteceu ….A Lucinha me deu a noticia; A (S) ta indo embora pra Curitiba.. Meus Deus ,não podia ser verdade……E Eu a vi partir numa tarde chuvosa.Eu estava perto de sua casa,todo molhado e com frio mas nada me importava naquela hora… eu queria morrer…ela nem me viu… chorei como nunca havia chorado… andei sem rumo… Porque meu Deus ??? Porque levou embora minha Princesinha???? Por que eu não tive coragem de dizer que a amava ??? Agora era tarde… A vida teimou em nos separar… tentei encontra-la em Curitiba…nada… e o tempo passou 10,20…30….40 anos… mas eu nunca esqueci da minha Princesinha… como era Linda… vaguei por este mundão de Deus e nunca te esqueci,minha Princesinha…. agora é tarde demais. Espero que tenha sido muito Feliz . Espero que tenha realizados todos teus sonhos meu Anjo. Eu passei esses 40 anos tentando te esquecer … só tentando…sem sucesso…. Te amo minha Princesinha….

  21. Sobre o casarão. Lembro-me que em uma reunião do Rotary Clube sugeri que fosse levado a Câmara de Vereadores , uma solicitação para que fosse apresentado projeto de lei para o tombamento da casa para servir de um futuro museu regional. Tinhamos no Rotary um vereador. Na semana seguinte demoliram a casa. Lamentavel.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s