NOTÍCIAS DA CÂMARA DE VEREADORES 2008

Clevelândia

Vereadores da Gestão 2005/08 realizaram última sessão ordinária

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na última segunda-feira, dia 15, a quadragésima segunda e última sessão ordinária do ano de 2008, que também foi a última dos atuais nove vereadores que foram eleitos para a Gestão 2005/2008. A sessão foi prestigiada por alguns clevelandenses, entre eles, o atual prefeito Vanderlei Valério (foto), o vereador eleito Mano Bocchi e o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nelson Eloy Petry, Alberto Soares (foto), que foi o cidadão que mais prestigiou as sessões ordinárias do Poder Legislativo de Clevelândia neste período de quatro anos.

PREFEITO ESTEVE PRESENTE

O chefe do Poder Executivo Municipal, Vanderlei Valério, disse que prestigiou a última sessão ordinária do Poder Legislativo para cumprimentar os legisladores clevelandenses e pessoalmente agradecer a cada um deles, o que era o seu dever e a sua missão, após quatro anos de trabalho juntos e aprovados praticamente quatrocentos projetos de leis, que foram analisados e votados pela Casa de Leis. “Claro que exisitiram as divergências e os pensamentos diversos, mas eu posso dizer que 99% dos nossos projetos foram aprovados, porque eram projetos para o bem da nossa população e para o bem do nosso município. Nunca foi encaminhado um projeto para o benefício pessoal. Um dos motivos que fez os atuais vereadores trabalhar de comum acordo com o Executivo Municipal foi o de pensar no nosso município e no nosso povo. Você não cria problemas e evita discussões sobre se o projeto é bom ou ruim. Discussão que muitas vezes tira, engaveta e arruma votos contrários a projetos que alguns vereadores possam entender que não seja adequado para o município”, destacou Vanderlei.
Vereadores

AGRADECIMENTO

Já o vereador Valdomiro (PMDB) disse que nada era mais justo do que fazer um agradecimento na última sessão ordinária do ano de 2008. “Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos os atuais vereadores e também as secretárias e seus familiares, desejando muito sucesso para os companheiros Marcos, Tino e Pitanga que irão continuar atuando como vereadores de Clevelândia nos próximos quatro anos, esperando que os mesmos usem sempre do bom senso e q ue façam o melhor para o município”.

VEREADOR DICÃO

O vereador Dicão (PSB) também usou a Tribuna para agradecer pela compreensão de cada um dos nove vereadores que se encontravam presentes na sessão ordinária desta segunda-feira. “Muitas vezes divergimos e discutimos, mas no campo das idéias, sempre respeitando a opinião de cada um. Saio de cabeça erguida, porque procurei sempre fazer o melhor pelo meu município e pelo meu povo de Clevelândia”.

VEREADOR FIRMINO

O vereador Firmino (PMDB) agradeceu o companheirismo de todos e pediu desculpas se caso tenha cometido algumas falhas ou erros em seu segundo mandato de parlamentar. “Eu fiz o que poderia fazer. Sendo oposição nunca procurei atrapalhar o bom andamento dos trabalhos do Executivo Municipal, porque nós temos que, sempre, pensar no município de Clevelândia e nos clevelandenses. Então, sempre fui favorável no que foi posível ser, procurando sempre ajudar a todos”.

MARCOS LOYOLA

O vereador reeleito para o seu sétimo mandato, Marcos Antonio Loyola (PR), agradeceu a todos os vereadores indistintamente pelo convívio e pelo relacionamento que tiveram nos últimos quatro anos. “Eu tenho certeza que, por sermos humanos, cometemos as nossas falhas, mas o nosso objetivo sempre foi o de ter uma relação a mais pacífica possível com todos os vereadores. Nestes quatro anos eu dei tudo de mim pela comunidade clevelandense. Procurei ser sempre um vereador correto, sério e que pudesse apresentar resultados efetivos em prol da nossa comunidade. Sempre tive muito orgulho de ser vereador e de representar o Poder Legislativo do município de Clevelândia. Eu tenho certeza de que a nossa luta sempre foi no sentido de buscar a valorização plena da sociedade clevelandense”.

PITANGA

Para finalizar o uso da Tribuna, o vereador reeleito para o seu terceiro mandato, Pitanga (PMDB), afirmou que todos os atuais parlamentares tinham como um único objetivo trabalhar por Clevelândia. Destacou que o Executivo Municipal enviou para a Câmara Municipal cerca de quatrocentos projetos nos quatro anos de seu segundo mandato. “Tomara que o próximo prefeito envie muitos projetos para a Câmara, o que será muito bom para Clevelândia. Com os anos a gente adquire experiência, o que ajuda no desenvolvimento do nosso trabalho de vereador. Desejo a todos um feliz natal e um ano de 2009 cheio de alegria, amor e saúde. Agradeço a todos e encerro afirmando que foi muito bom trabalhar com todos vocês”.

PRESIDENTE DA CÂMARA

O atual presidente da Câmara Municipal de Clevelândia, vereador Climério Gabriel (PDT), agradeceu pelos seus quatro anos de atuação na Casa de Leis. Agradeceu especialmente a atual Mesa Diretora e os demais vereadores que o apoiaram para presidir o parlamento clevelandense. “Agradeço pelos quatro anos de convivência que tivemos, com algumas decepções, mas com muito mais alegrias. Foi para mim um momento muito mágico poder, em quatro anos, ajudar a comunidade clevelandense. Eu fico agradecido a todos que confiaram na minha pessoa e desejo um pleno sucesso aos nobres colegas que continuarão no período de 2009 até 2012, que façam um bom trabalho e sempre pensando em prol da nossa comunidade. Esse é o desejo do Climério. A todos um feliz natal um próspero ano novo a todos”.

**************************

Pastoral da Criança será beneficiada com cozinha comunitária

Ao fazer uso da Tribuna, na 41ª sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 8, o vereador Marcos Antonio Loyola (PR) inicialmente e, de uma maneira especial, cumprimentou os vereadores eleitos Edson Módena, Mano Bocchi e Suzi Carneiro, que a partir do dia 1º de janeiro de 2009, estarão ocupando as suas cadeiras na Casa de Leis. “E, com toda a certeza, nós teremos o prazer e o privilégio de estarmos juntos trabalhando pelas causas e conquistas da comunidade. Ser vereador é uma responsabilidade muito grande para todos nós. Estaremos, aqui, devolvendo a confiança, que foi o voto da população, realmente fazendo um trabalho profícuo. Esse trabalho precisa ser de uma forma harmônica e unida, aonde todos nós, independentemente de posição política e partidária, tenhamos o objetivo que é o bem-comum da nossa população”, destacou.

Requerimentos

Marcos Loyola requereu que fosse oficiado o Executivo Municipal para que, através do Departamento Competente, sejam promovidas melhorias nos cemitérios da cidade, em razão das proximidades do Natal e fim de ano, quando Clevelândia recebe um significativo número de pessoas que visitam seus familiares e amigos que se encontram sepultados nos referidos campos santos. O parlamentar também solicitou que o Executivo Municipal adote providências no sentido de estudar a viabilidade de realizar em Clevelândia o projeto que poderia ser denominado de “Cidadania”, o qual tem por escopo viabilizar e proporcionar a comunidade acesso a vários serviços, a exemplo do INSS (informações sobre benefícios); Ministério do Trabalho (direitos trabalhistas) e Identificação (carteira de identidade), entre outros. Igualmente requereu que fosse oficiado o Executivo Municipal para que determine ao Departamento Competente melhorias na fonte de água natural existente nas proximidades da captação da Sanepar – acesso secundário a PRT-280, no rio do Brinco.

Agradecimentotino

Na Leitura da ata da Sessão Ordinária do dia 1º de dezembro constou o agradecimento do vereador Joventino de Macedo (PT), em seu nome e em nome do povo clevelandense, ao deputado federal Assis Miguel do Couto (PT – Paraná) pelos recursos financeiros disponibilizados ao município de Clevelândia, também pelo desprendimento e devotamento às causas públicas, e igualmente pelo tratamento harmonioso e de respeito que o parlamentar petista sempre dispensou quando das solicitações feitas, renovando as esperanças da população clevelandense com seus governantes, cabendo a estes elevar a qualidade de vida dos cidadãos. “Rendo aqui, meu eterno agradecimento ao deputado e companheiro Assis do Couto, acreditando que esta parceria se solidifique e se fortaleça ainda mais nos próximos anos”, finalizou Tino.
Cozinha Comunitária
O vereador Tino (foto), através do deputado Assis do Couto, conquistou recentemente recursos financeiros na ordem de R$ 15 mil, que serão empregados na aquisição de uma cozinha comunitária para a Pastoral da Criança de Clevelândia.

Clevelândia realizaram 40ª Sessão

Ordinária

Vereador Tino agradece deputado federal

Assis do Couto

Na Leitura dos Expedientes da quadragésima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Clevelândia no ano de 2008, segunda-feira, dia 1º de dezembro, constou um requerimento do vereador Joventino de Macedo (PT). Através de seu requerimento, Tino solicitou que fossem registrados na ata dos trabalhos da referida sessão, os seus mais sinceros agradecimentos, em seu nome e em nome do povo clevelandense, ao deputado federal Assis Miguel do Couto (PT – Paraná) pelos recursos financeiros disponibilizados ao município de Clevelândia, pelo desprendimento e devotamento às causas públicas, bem como pelo tratamento harmonioso e de respeito que o parlamentar petista sempre dispensou quando das solicitações feitas, renovando as esperanças da população clevelandense com seus governantes, cabendo a estes elevar a qualidade de vida dos cidadãos. “Rendo aqui, meu eterno agradecimento ao deputado e companheiro Assis do Couto, acreditando que esta parceria se solidifique e se fortaleça ainda mais nos próximos anos”, finalizou Tino.

MUDANÇA NO NOMEM DO CENTRO ESPORTIVO

MUNICIPAL IDEVALDO ZARDO

Ao fazer uso da Tribuna, o vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB) se manifestou em relação ao Projeto de Lei número 076/2008, de autoria do Executivo Municipal, que tramita na Casa de Leis, e que nomina de Antonio Mariano Zardo, o Centro Esportivo Municipal, hoje nominado de Idevaldo Zardo. Pitanga lembrou que na sessão anterior, do dia 24 de novembro, o referido projeto foi retirado de pauta, com a anuência da maioria dos vereadores presentes, que entenderam que toda a população clevelandense deva ser consultada, da mesma forma que foi quando da nominação do Centro Cultural Cigarra. “Por isso indicamos que o Poder Executivo Municipal realize uma consulta junto à população para depois enviar novo projeto de lei para nominar o Centro Esportivo Municipal. Caso o nome Antonio Mariano Zardo for o escolhido pela população, teremos o maior prazer em aprovar a proposição. Não somos contra o nome, mas queremos dar a oportunidade para que o povo clevelandense se manifeste e escolha o nome que mais agradar a maioria dos nossos munícipes”, destacou. O parlamentar requereu ainda que o Projeto de Lei número 076/2008 permaneça fora de pauta da Ordem do Dia, até que o Executivo Municipal atenda a sua reivindicação.

Marcos Loyola indignado e insatisfeito

O vereador Marcos Antonio Loyola (PR) inicialmente registrou na ata de trabalho da presente sessão, a sua indignação e a sua insatisfação por ver situações semelhantes serem tratadas de formas desiguais. Ele tem certeza que a classe política brasileira neste ano de 2008, vivenciou talvez um dos piores momentos com relação à resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que estipulou que a partir do dia 27 de março de 2007, aqueles políticos que trocassem de partidos seriam cassados. E o fez, segundo Marcos, como uma demonstração daquilo que o Poder Legislativo deveria fatalmente ter feito e não o fez. Então, coube ao Poder Judiciário essa iniciativa. “Mas, infelizmente, eu tenho visto que este tratamento tem sido desigual, em relação principalmente aos colegas vereadores. Com a edição desta resolução, ficaram de fora os prefeitos, os governadores e os senadores, e deixaram tão somente os deputados (que não foram cassados) e fizeram uma sangria encima dos vereadores. Até o mês de agosto do corrente ano, o Poder Judiciário tinha cassado 176 vereadores paranaenses. Esse número já está defasado porque mais de 180 vereadores já perderam os seus mandatos no Paraná. Na verdade, essa resolução só serviu para afastar, prejudicar e fazer sofrer os vereadores brasileiros, quando nós vemos hoje, deputados que não estão sendo afastados, mesmo que tenham feito um monte de troca de partidos”, finalizou o parlamentar.

PROCON em Clevelândia

Marcos Loyola (foto) também reiterou requerimento apresentado durante a sessão ordinária do dia 05 de maio do corrente ano, solicitando ao prefeito municipal estudos de viabilidade para a implantação do PROCON em Clevelândia, sendo que até o presente momento não houve nenhuma ação por parte do Poder Executivo. O parlamentar lembrou que a partir da segunda-feira, dia 1º de dezembro, começaram a vigorar as novas regras para o atendimento de telemarketing nas empresas de tele-atendimento. A regulamentação padroniza o acesso e a qualidade do serviço de atendimento. O objetivo é enquadrar as empresas que não fazem um atendimento adequado para os consumidores. As companhias que não cumprirem as determinações ficarão sujeitas a multas que variam entre R$ 200 a R$ 3 milhões por cada reclamação de consumidor. “Sugerimos ao Executivo Municipal estudos de viabilidade para a criação do PROCON em Clevelândia. O Executivo, se este for o seu entendimento, deverá remeter a Câmara Municipal um projeto de lei para a criação do PROCON Municipal. Considerando a realidade do nosso município, é desejável que seu quadro funcional seja composto por, no mínimo, três servidores devidamente capacitados, sendo preferencialmente um advogado, um profissional da área social ou da educação e uma pessoa de apoio administrativo”, acrescentou.

Eleição da ACAMSOP – M14

O vereador palmense Vilmar Borges, do PDT (foto), eleito para o seu primeiro mandato no pleito de 2008, prestigiou a sessão ordinária de segunda-feira. Ele pretende ser o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná – Microrregião 14 no ano de 2009. Ao fazer uso da Tribuna, Vilmar disse que a sua visita tinha como objetivo principal tratar sobre a eleição da diretoria da ACAMSOP – M’14, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 05, na cidade de Palmas. Ele pediu o apoio dos vereadores clevelandenses para que seja formada uma diretoria da ACAMSOP que realmente trabalhe em prol dos vereadores e dos catorze municípios da microrregião de Pato Branco. “Eu gostaria de formar a nossa chapa começando pelo cargo de secretário que fosse ocupado por um vereador do município de Clevelândia. Já o cargo de tesoureiro deverá ser de um vereador de Mariópolis. Eu entendo que secretário e tesoureiro, são dois cargos muito importantes e que os seus ocupantes tenham que residir próximos da cidade de Pato Branco, na qual funciona a sede da ACAMSOP – M’14. Eu gostaria que os vereadores clevelandenses escolhessem o secretário e apresentassem um nome na assembléia geral ordinária desta sexta-feira, em Palmas. Nesta assembléia eu apresentarei um plano de governo, contendo tudo aquilo que quero fazer durante o próximo ano”, revelou Borges.

Vereadores de Clevelândia realizaram 39ª Sessão

Ordinária

DISCUSSÃO SOBRE A MUDANÇA DE NOME DO CENTRO MUNICIPAL ESPORTIVO IDEVALDO ZARDO

A 39ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Clevelândia no ano de 2008 foi realizada na segunda-feira, dia 24 de novembro, e teve sete projetos em pauta. Em segunda votação, foram aprovados pelos vereadores presentes os Projetos de Leis do Executivo Municipal 075/2008, que autoriza conceder cedência de terreno de propriedade do município a empresa comercial atacadista de alimentos em geral e 078/2008, que aprova o Plano Municipal de Educação com duração de dez anos. Já o Projeto de Lei 076/2008, que denomina de Antonio Mariano Zardo o Centro Esportivo Municipal foi retirado da pauta de discussão e votação, atendendo pedido do vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB). O parlamentar considera interessante que seja realizado um plebiscito, para que a população clevelandense escolha um nome para o Centro Esportivo.

TERMO DE PERMISSÃO DE USO DE IMÓVEL PERTECENTE AO MUNICÍPIO DE CLEVELÂNDIA

Também foram aprovados, em primeira votação, o substitutivo ao Projeto de Lei 070/2008, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar termo de permissão de uso de imóvel pertencente ao município e o Projeto 077/2008, que cria normas a serem obedecidas em caso de realização de concurso público por parte da Administração Municipal, com emenda modificativa apresentada pela Comissão Legislação, Justiça e Redação.
Igualmente os vereadores presentes aprovaram o Projeto de Lei 012/2208-L, de autoria do vereador Valdir Preto Lopes, que acrescenta o Parágrafo Único do Artigo 7º, Inciso 2º, ao Artigo 10º da Lei Municipal 1.945, de 08 de agosto de 2008, que dispõe sobre os serviços de transporte escolar e a emenda a Lei Orgânica de Clevelândia número 001/2008, que visa adequar dispositivos da referida Lei Municipal que se encontra defasada com o texto da Constituição Federal, devido as alterações introduzidas ao longo de vinte anos de vigência da Carta Magna.

Uso da Tribuna

O vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB)

O vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB), ao fazer o uso da Tribuna, inicialmente agradeceu as presenças dos presidentes do PMDB, Jorge Stédille e do PR de Clevelândia, Vanderlei de Almeida, dos vereadores eleitos Edson Luiz Módena (Baixinho do Rincão), Dayvison Monteiro (Duda), Ivan Carlos de Moura, e demais clevelandenses presentes. Acrescentou que tem certeza, que a partir do dia 1º de janeiro de 2009, todos os vereadores estarão trabalhando por uma Clevelândia ainda melhor. Pitanga requereu que o Executivo Municipal determine ao departamento competente a limpeza da Rua Nelson Eloy Petry, no bairro Almoxarido, e especialmente o pátio do Almoxarifado da Prefeitura Municipal. Solicitou também a limpeza do terreno em frente à Capela São Sebastião, no Bairro São Sebastião e reparos em bueiro na Rua 5 de Julho, travessa com a Rua Major Camargo, no Bairro Santa Terezinha, em regime de urgência. Pitanga acrescentou que apresentou requerimento, no ano de 2001, em sua primeira gestão, e que ainda não foi atendido pela Administração Municipal.

O vereador Climério Santos Gabriel (PDT)

Também saudou os clevelandenses presentes na referida sessão, em especial os presidentes do PR e do PMDB, os vereadores eleitos. O parlamentar pediu que o Executivo Municipal informasse que destino foi dado aquelas árvores que foram cortadas na Rua Coronel Manoel Ferreira Bello, na esquina com a Rua Mestrinho, mais precisamente aos fundos da Magazine Móveis. “Eu gostaria que o Executivo Municipal informasse quem que autorizou a retirada daquelas árvores e para quem elas foram entregues”, acrescentou Climério

Câmara Municipal realiza audiência pública da Lei

Orçamentária

A Câmara Municipal de Vereadores de Clevelândia, em cumprimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal, está convocando toda a população clevelandense para se fazer presente na audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, às 18 horas, no Plenário das Sessões da Casa de Leis. Nesta audiência pública, inicialmente os representantes do Executivo Municipal apresentarão as metas e as prioridades do Projeto de Lei Orçamentária para o Exercício de 2009.
De acordo com o presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, vereador Alderto Carneiro (PDT), os clevelandenses poderão apresentar sugestões para serem analisadas e incluídas no Projeto de Lei Orçamentária, visando o desenvolvimento do município de Clevelândia. “Em seu Artigo 48, Parágrafo Único, a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando trata da transparência da gestão fiscal, determina que será dada ampla divulgação, assegurando a participação da população em audiência pública, durante o processo de elaboração e discussão da Lei Orçamentária”, destacou o presidente.
Leitura dos Expedientes
Na Leitura dos Expedientes da 38ª Sessão Ordinária de 2008, segunda-feira, dia 17 de novembro, constou o pedido do vereador Marcos Antonio Loyola (PR) para que fosse consignado na ata dos trabalhos da presente sessão um Voto de Profundo Pesar pelo infausto passamento do senhor Euclides Gay, ocorrido no dia 13 de novembro do corrente ano.

Os vereadores Climério Gabriel, Alderto Carneiro, Valdir Preto Lopes e Joventino de Maceda, com fundamento no Artigo 23, da Lei Orgânica Municipal, apresentaram para a apreciação dos demais parlamentares, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município de Clevelândia número 01/2008.

Uso da Tribuna

Ao fazer uso da Tribuna, o vereador Marcos Antonio Loyola (PR) cumprimentou os vereadores eleitos Edson Luiz Módena (PR) e Ivan Carlos de Moura (PP), dizendo que o Poder Legislativo recebia os mesmos com muita satisfação e também cumprimentou também as demais pessoas que sempre prestigiam os eventos da Câmara Municipal de Clevelândia. “É muito importante à presença da população nas sessões públicas. Nós entendemos que o Poder Legislativo é, sem dúvida nenhuma, um dos instrumentos de maior legitimidade e representatividade. O vereador é o elo de ligação da sociedade com o Poder Executivo Municipal. Nós, vereadores muitas vezes, porém, somos incompreendidos e não temos a devida respeitabilidade ou a devida valorização. Por isso que é muito que a sociedade, antes de qualquer crítica, realmente participe de forma ativa do trabalho da Câmara Municipal, porque ela não estará somente acompanhando o desempenho de cada vereador, mas sobretudo, estará presente como um ato de cidadania e também acompanhando todas as ações, discussões e decisões que envolvem matérias que muitas vezes dizem respeito aos interesses direto da sociedade”, acrescentou.

Retirada de poste

Em requerimento verbal, o vereador Marcos pediu ao Departamento Competente da Prefeitura Municipal que solicite da Copel estudos e viabilidade para a retirada de um poste que se encontra no meio da Rua Sansão Carneiro, no cruzamento com a Rua Tapajós, nas proximidades do Bairro Aeroporto.

Alargamento de pista

O mesmo parlamentar requereu que fosse oficiado o chefe do D.E.R. – Departamento de Estradas de Rodagem de Pato Branco, Marcus Vinicius Talamini, solicitando estudos e viabilidade da execução de alargamento da pista de acesso secundário a cidade de Clevelândia, pois a mesma não possui acostamento e nem mesmo área de refúgio, sendo que existe um movimento considerável de veículos e também de pedestres, os quais correm perigo constante de acidentes devido a falta deste benefício.

Substituição de lâmpadas

O vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB) inicialmente agradeceu as presenças dos futuros colegas de trabalho nos próximos quatro anos, os vereadores eleitos Ivan Carlos de Moura e Edson Luiz Módena e aos demais clevelandenses que prestigiaram a referida sessão ordinária. Pitanga (foto) requereu o Executivo Municipal determine ao Departamento Competente a substituição das lâmpadas que se encontram queimadas no centro e em todos os bairros, em especial na Rua Crescêncio Martins, nas proximidades do CAS, tendo em vista que as pessoas que trafegam à noite pela referida via pública ficam a mercê de assaltos e atropelamentos por falta de iluminação. pitanga

Acordo de Cavalheiros

O vereador Valdir Preto Lopes (PSB) também cumprimentou as pessoas que se fizeram presente na sessão, especialmente aos vereadores eleitos Moura e Baixinho do Rincão que, após serem eleitos, marcaram presença em todas as sessões ordinárias realizadas pela Câmara Municipal. Dicão também disse que trabalhou para o Moura, como cabo eleitoral, com muita satisfação. “Vejo, Moura, uma grande possibilidade, já que existe um acordo de cavalheiros na Casa de Leis, que vossa excelência seja o presidente do Poder Legislativo Municipal em 2009. Sempre será, para mim, uma satisfação imensa, tê-lo ajudado e, com certeza, estarei aqui sempre que possível ou que precisar de mim, para apóia-lo em suas futuras iniciativas”, destacou.
O vereador Alderto Carneiro (PDT) acrescentou que o acordo verbal de cavalheiros, pelo qual se dá a presidência da Casa de Leis, mesmo através do voto, ao vereador eleito mais votado, foi mantido na última eleição municipal. “Naquela eleição o vereador mais votado foi da oposição, e mesmo assim nós respeitamos o acordo verbal. Eu votei no vereador mais votado justamente para respeitar este acordo de cavalheiros que vem sendo respeitado nas últimas eleições em Clevelândia. Por isso, estou pedido a todos aos vereadores eleitos que se mantivesse esse acordo, na escolha do presidente do Poder Legislativo Municipal para 2009, para que fique marcado na história de Clevelândia o respeito a este acordo de cavalheiros”, disse Derto.

Paraná em Ação

Valdir requereu que o Executivo Municipal tome as providências necessárias para que a Secretaria de Estado Especial de Relações desenvolva no próximo de 2009, em Clevelândia, o Programa Paraná em Ação.
Recursos e Obras
Na Ordem do Dia foi aprovado, em votação única, o requerimento apresentado na sessão anterior, pelo vereador Climério Santos Gabriel (PDT), no qual solicitou que o deputado estadual Antonio Martins Anibelli (PMDB) envie para a Casa de Leis um relatório informativo das obras e recursos advindos do mesmo para Clevelândia.

Vereador Climério elogiou o profissionalismo do deputado Anibelli

Na Leitura dos Expedientes da 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Clevelândia em 2008, na segunda-feira, dia 10 de novembro, constou o Projeto de Lei número 012/2008 – Legislativo, sendo proponente o vereador Valdir Preto Lopes (PSB). Em sua súmula acrescenta o parágrafo único ao Artigo 7º e inciso 2º ao Artigo 10 da Lei Municipal 1.945, de 8 de agosto de 2005, que dispõe sobre Serviços de Transporte Escolar. Com o acréscimo do parágrafo único os condutores de veículos destinados ao transporte escolar do município de Clevelândia, sejam eles autônomos ou empregados de empresas terceirizadas de transporte, deverão ter participado e apresentar certificado de Curso de Primeiros Socorros, com no mínimo, vinte horas de duração. Já os veículos destinados ao transporte escolar tipo Kombi, deverão ter as aberturas e fechamento de suas portas, no sentido de correr e não de abrir para fora. Os proprietários terão o prazo de noventa dias, contados da publicação da presente Lei Municipal, para promoverem as providências previstas no Artigo 10.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Climério Santos Gabriel (PDT), cumprimentou e agradeceu o deputado estadual Antonio Martins Anibelli (PMDB), acrescentando que o povo clevelandense sente-se orgulhoso em ter um representante na Assembléia Legislativa do Paraná, há mais de 30 anos. O parlamentar enalteceu a figura humana do deputado Anibelli e o elogiou pelo seu profissionalismo, sempre lutando, não só pelo seu bem-estar, mas pelo futuro do município clevelandense. Climério (foto) também solicitou que Antonio Martins Anibelli envie para a Casa de Leis um relatório das obras e recursos destinados para Clevelândia, para que ele possa informar e divulgar ainda mais os trabalhos que o deputado estadual presta aos munícipes clevelandenses.

climerio

O vereador Joventino de Maceda (PT) requereu o registro em ata dos trabalhos da presente sessão, de suas felicitações ao padre Boanerges André Carbornera pela passagem de seu aniversário no dia 29 de outubro do corrente ano. “Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias”, acrescentou.

O vereador Marcos Antonio Loyola (PR), ao fazer uso da Tribuna, inicialmente cumprimentou o colega de partido, o vereador eleito Edson Luís Módena (PR), o popular Baixinho do Rincão, acrescentando que sempre fica orgulhoso com a presença da comunidade e de uma maneira especial dos vereadores que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 e terão, então, a missão de representar o Legislativo Municipal pelos próximos quatro anos. “A presença do ilustre amigo e companheiro, nas sessões que antecedem a sua posse, mostra, com toda a certeza, já um grau de responsabilidade, de compromisso e também a humildade de estar aqui, observando e analisando os procedimentos que ocorrem numa sessão ordinária, que certamente vossa senhoria poderá levar até como uma experiência para o início de um mandato”, acrescentou. O parlamentar requereu que o Executivo Municipal determine ao Departamento de Obras e Viação para que o mesmo promova mudança de local e/ou a construção de um novo ponto de ônibus localizado em frente ao Supermercado JM, o qual foi inteiramente reformado, presenteando nossos munícipes com modernas instalações dando um aspecto novo e moderno para a cidade de Clevelândia. Acontece que o ponto de ônibus, localizado em frente ao Super JM, encontra-se desgastado pelo tempo, sem pintura, com obras muito antigas. Ele igualmente sugeriu ao Executivo Municipal estudos e a viabilidade para a padronização de todos os pontos de ônibus existentes e que, com toda a certeza, ajudará no embelezamento da cidade. Marcos requereu que fosse oficiado o Chefe do Poder Executivo Municipal, para que sejam avaliadas as conseqüências e os resultados advindos da Lei número 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

O vereador Vilson Sebastião Dlugoss (PMDB) solicitou o registro na ata da referida sessão ordinária de seu agradecimento ao presidente do PMDB do Paraná, João Arruda e a presidente do Provopar Estadual, Lúcia Arruda, pela confirmação via telefone, da aquisição e da futura entrega ao Clube de Mães Unidos da Amizade, da comunidade Passo do Leão, de um forno elétrico, um fogão industrial e um cilindro para massa de macarrão, com o intuito de angariar recursos financeiros para a manutenção do referido clube de mães. Esta solicitação foi feita, em Curitiba, pelos vereadores Pitanga e Valdomiro no mês de março do corrente ano. De acordo com o vereador Valdomiro Antonio Marques da Silva (PMDB), deverá ser agendado o dia e o horário para a entrega ao Clube de Mães Unidos da Amizade, que deverá acontecer nas dependências da Câmara Municipal. Valdomiro também agradeceu o presidente do PMDB e a presidente do Provopar do Paraná e parabenizou o Clube de Mães do Passo do Leão pela conquista.
Na Ordem do Dia foi aprovado, em votação única, o requerimento apresentado na sessão anterior, pelo vereador Adelino Galvão Pereira (PR), que solicitou que o Executivo Municipal estude a viabilidade de promover calçamento na Rua Bolívia e Antonio Arruda no bairro Estrela, iniciando em frente ao Mercado Super Útil até a estrada que dá acesso a residência do senhor Neco Perin.

Deixe um comentário